Semana Maria da Penha nas Escolas: ações ocorrem em redes públicas e privadas de todo o Estado

Inicia na próxima segunda (27) e segue até quinta (30), a 3º edição da Semana Maria da Penha nas Escolas, com participação da Brigada Militar. A ação ocorre nas escolas públicas e privadas de todo o Rio Grande do Sul. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Os objetivos são impulsionar as reflexões sobre o combate à violência contra a mulher e conscientizar adolescentes, jovens e adultos sobre a importância da denúncia de casos e do respeito aos direitos humanos.


A programação será desenvolvida por meio de palestras com os alunos sobre as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, os canais de denúncia e as ações da Brigada Militar para enfrentar a violência de gênero. 


As atividades ainda englobam reuniões com as comunidades de professores, diretores, funcionários, pais e alunos, além da distribuição de folders, realização de barreiras de orientação e ações de policiamento preventivo nas escolas e seus entornos.


As ações da BM na Semana Maria da Penha nas Escolas serão realizadas pelo efetivo das patrulhas Maria da Penha e das Patrulhas Escolares, além dos efetivos orgânicos das equipes de policiamento ostensivo nos municípios do estado. 


A semana foi instituída pela Lei Estadual 15.702/2021. Além das ações da Corporação, também estão previstas, no Governo do Estado, iniciativas realizadas pela Secretaria de Educação (Seduc), em integração com o Programa RS Seguro.


Como denunciar e procurar apoio 

As denúncias de violência contra a mulher podem ser realizadas por meio do 190 (Brigada Militar). A Polícia Civil também disponibiliza as Delegacias da Mulher, nas quais as vítimas podem buscar apoio e solicitar medidas protetivas. 


Em âmbito nacional e em 16 países, também é possível entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher 24 Horas, pelo número 280. Já em âmbito estadual, está disponível uma rede de Centros de Referência de Atendimento à Mulher, que prestam acolhida, atendimento psicológico e social e orientação jurídica às mulheres em situação de violência em 28 municípios do Rio Grande do Sul.


Leia mais:


Carroceria de bitrem carregado com farinha se desprende na BR-158 em Santa Maria Anterior

Carroceria de bitrem carregado com farinha se desprende na BR-158 em Santa Maria

Operação Papai Noel é lançada no Estado; em Santa Maria, objetivo é atuar nos horários estendidos do comércio Próximo

Operação Papai Noel é lançada no Estado; em Santa Maria, objetivo é atuar nos horários estendidos do comércio

Polícia
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI